Áreas de Intervenção

Áreas de intervenção

Especialidades e Áreas de Intervenção

Implantologia

O implante dentário é um substituto artificial da raiz de um dente perdido. É uma peça metálica colocada no osso alveolar.

Sobre os implantes, podem ser colocadas coroas (implante unitário) ou próteses com vários dentes (fixas ou removíveis).




Prótese Fixa e Removível

As próteses são dispositivos médicos que substituem os dentes em falta. Podem ser removíveis ou fixas.

As próteses fixas podem ser unitárias (coroas, facetas cerâmicas,...) ou múltiplas (pontes) e são colocadas sobre raizes naturais ou implantes.

As prótese removíveis podem ser esqueléticas (com esqueleto metálico para apoio nos dentes remanescentes) ou acrílicas; também podem ser apoiadas em implantes.

Ortodontia

(Aparelhos Dentários)

Área que se dedica a correção do desalinhamento dentário e/ou ósseo, por motivos estéticos e funcionais. Consiste na colocação de aparelhos que transmitem aos dentes forças que os levam a um posicionamento correto.

Os aparelhos podem ser fixos, com elementos metálicos, cerâmicos ou alinhadores acrílicos transparentes (ortodontia invisível).

Oclusão

Diagnóstico e tratamento de alterações relacionadas com mau posicionamento inter- maxilar e dentário, que se manifesta muitas vezes por dores nas articulações temporo-mandibulares e nos músculos envolvidos na mastigação, desgaste e fraturas dentárias.




Cirurgia Oral

Área de atuação que abrange extrações dentárias (incluindo dentes inclusos), remoção de lesões ósseas ou nos tecidos moles da cavidade oral.

Inclui também os procedimentos cirúrgicos para colocação de implantes e enxertos ósseos.

Periodontologia

Diagnóstico e tratamento das patologias dos tecidos de suporte dos dentes (osso alveolar, gengiva e ligamento periodontal). Compreende as destartarizações, curetagens infragengivais, gengivoplastias, etc. 




Endodontia 

 Consiste na remoção da polpa (nervo) do interior da câmara pulpar e dos canais radiculares do dente, desinfeção de toda a cavidade pulpar e posterior preenchimento com material de obturação, de forma hermética, de modo a evitar futuras infeções da raiz e manter a peça dentária.

Este tratamento torna-se obrigatório quando a cárie dentária, ou uma lesão traumática, atinge a polpa do dente, provocando inflamação/ infeção da mesma.

Dentisteria (Restaurações e Estética Dentária)

Tratamento das lesões dentárias por cárie, traumatismo ou desgaste. Consiste na limpeza e remoção do tecido dentário danificado e sua substituição por material artificial da cor do dente (compósito).

A Dentisteria Estética consiste na restauração de dentes (especialmente os anteriores) com o objectivo da melhoria estética.

A colocação de facetas em compósito permite corrigir a forma e a cor dos dentes anteriores, tornando o sorriso mais bonito. Podem também ser substituidas restaurações metálicas (cinzentas) por compósitos. 

Branqueamento Dentário

Consiste na utilização de técnicas que permitem corrigir alterações de cor de dentes vitais ou desvitalizados.

O branqueamento de dentes desvitalizados é efectuado em duas a três sessões, em que é aplicado um agente branqueador dentro da coroa do dente.

Para o branqueamento de dentes vitais, são utilizadas goteiras personalizadas obtidas a partir de modelos dos maxilares do paciente. Nas goteiras é colocado um agente branqueador e o paciente usa as goteiras durante algumas horas do dia (ou da noite), durante 8 a 15 dias até obter a cor pretendida.

Agende hoje a sua consulta de especialidade! 

Agendar
Share by: